sábado, 29 de janeiro de 2011

Dislexia na escola - Dicas para professores



* Dê ao aluno disléxico um resumo do curso.
* Avise no primeiro dia de aula o desejo de conversar com o aluno individualmente.
* Use vários materiais de apoio para apresentar o trabalho do dia , ex: projector, filmes, demonstrações práticas multimédia, e outros.
*Introduza uma vocabulário novo, de acordo com a necessidade do aluno, ou técnico, de forma contextualizada.
* Evite confusões . isto é instruções orais e escritas ao mesmo tempo.
* Fale com os pais e encaminhe para um profissional que faz o acompanhamento individual e contínuo, paralelamente às aulas regulares.

Quanto à leitura:
* Anuncie os trabalhos com antecedência, para que o aluno disléxico tenha tempo de se organizar.
* Proponha dinâmica de grupo, entrevistas e trabalho em campo.
* Dê exemplos de perguntas e respostas para estudos de avaliações.
* Diversifique a avaliação com métodos alternativos.
* Autorize o uso de tabuadas, calculadoras, dicionários durante as avaliações.
* Dê mais tempo para realizar exercícios e testes e menos importância aos erros na expressão escrita.

1 comentário:

  1. Nem parece dificil e todos os alunos teriam a ganhar com a sua aplicação mas, na prática são poucos os professores q estão dispostos a alterar seus métodos por causa de 1 aluno disléxico numa turma de 20 ou + e, a verdade é q também ñ lhes é dado, pelo ministério,nem tempo nem condições para se poderem interessar.
    Sou mãe de uma menina disléxica e tive q ser eu a perceber o q se passava. Quando falei com a professora, só ñ me chamou maluca diretamente...isto no 1º ano básico.
    Tive que procurar ajuda especializada fora da escola por minha conta porque, apoio pedagógico não é comparticipado(nem mesmo de ensino especial)pois supostamente é dado na escola.Só no 2ºperiodo do 2ºano é q a escola lhe deu apoio pedagógico(normal), não pelas suas dificuldades ou pelo diagnóstico de dificuldades de aprendizagem q entretanto apresentei mas, porque ela teve negativa.Só no final do 2ºano consegui o diagnóstico de Dislexia, porque isso tb é outra luta, e ñ é q eu quisesse q ela tivesse dislexia mas era óbvio até para mim q nunca lidei com isso...
    Enfim, ela tem 10 anos está no 4º ano, teve sempre a mm professora (de quem até nem me posso queixar muito mas, tb ñ mudou nada nas aulas por ela)e depois de muitas queixas e cartas tem, no papel, 2h de apoio normal porque segundo eles não encaixa no ensino especial(e tenho a certeza q se ñ o tivesse tido, no privado, ñ teria aprendido a ler nem a escrever)e, na realidade ñ as tem porque, para além de terem posto outra menina com ela por ter negativa, a professora q as dá é tb a professora substituta e sempre q falta um prof. ñ há apoio. E já me avisaram q para o ano ñ terá apoio nenhum.

    ResponderEliminar