domingo, 16 de janeiro de 2011

O Jogo na Aprendizagem




Ser criança é brincar. As crianças sentem uma necessidade fundamental de brincar. Brincar é uma actividade plena de sentido por parte da criança: é a sua aprendizagem do mundo e constitui a base do seu desenvolvimento.

Brincar é um dos pilares da educação. É através das brincadeiras que as crianças se desenvolvem, crescem, socializam, aprendem, partilham e constroem a sua personalidade. Brincar em grupo permite que a criança aprenda a esperar pela sua vez e interagir de forma organizada, respeitando normas.

Os jogos didácticos, como sopas de letras, puzzles e CD’s interactivos, ajudam a criança a desenvolver a memória e a aprender a concentrar-se. As canções e lengalengas permitem um enriquecimento do vocabulário e desenvolvimento das competências auditivas.

Brincar e jogos didácticos deveriam fazer parte do programa e método pedagógico, para que a criança disléxica possa aprender com prazer e sem pressão.
«Play is the highest form of research.» Albert Einstein

Sem comentários:

Enviar um comentário