sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Segurar o lápis sem problemas



Segurar de forma correcta o lápis é muito importante, para todas as crianças e para o disléxico em específico.
Todo e qualquer bom ou mau hábito da criança vai desenvolver-se durante a Infância
Pegar correctamente o lápis e a pressão correcta ao escrever no papel são importantíssimos e reflectirá-se directamente na escrita.

O pegar correctamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia. Se o lápis não está devidamente posicionado, a mão terá que se esforçar para realizar o movimento e com isso a letra sairá feia e a pressão no papel será muito forte.
Se desde a primeira vez que a criança pegar num lápis ela for orientada o sucesso do “saber segurar o lápis” será muito mais eficaz. Se a criança começar pegar erradamente no lápis, quanto mais tarde ela for corrigida, mas difícil será de deshabituar.

» A habilidade da criança em segurar um lápis depende do desenvolvimento de sua coordenação motora fina. Entre 1 e 3 anos a criança usa uma empunhadura com a mão inteira envolvendo o lápis, o que lhe permite fazer movimentos largos, mas o impede de formar desenhos mais detalhados. Entre 3 e 4 anos, ele vai segurar o lápis com os primeiros 3 dedos, formando o que se parece com o tripé de uma máquina fotográfica e é chamado de "empunhadura de tripé". Esta empunhadura permite mais agilidade e flexibilidade para a criança desenhar letras específicas.

Apenas quando estiver com 5 ou 6 anos sua empunhadura se tornará mais parecida com a de um adulto, com seu polegar e dedo indicador segurando o lápis e seu dedo médio dando estabilidade. Por enquanto, sua criança estará alternando entre uma empunhadura com a mão fechada e a "tripé". Para encorajá-la, crie oportunidades onde ela poderá fortalecer estes três dedos e sentir-se mais confiante:

• Envolva uma fita colorida próxima a ponta do lápis. Mostre como você segura o lápis sobre a fita e peça que o imite.
• Estimule jogos com pinos com diferentes tamanhos para que fortaleça aqueles três dedos colocando e tirando os pinos no tabuleiro.
• Forneça-lhe brinquedos com materiais de diferentes resistências que ele possa apertar (bolas e bisnagas), deformar (massinhas ou bonecos de arame) ou grudar (Lego e blocos).
• Faça projectos de arte que desenvolverá a coordenação das mãos e dos dedos. Por exemplo, projectos que requerem espremer tubos de cola, amassar pequenos pedaços de papéis ou criar colagens com massas ajudam a fortalecer o desenvolvimento motor mais fino.

Muitas crianças não desenvolvem esta empunhadura de tripé imediatamente. Se você proporcionar várias experiências para ela sentir-se mais confiante com a sua coordenação motora fina e agilidade com os dedos, a empunhadura de tripé vai vir por si própria.«

1 comentário:

  1. Olá chamo-me Lara .
    Desde muito cedo não sei a minha forma de pegar no lápis , no entanto copio a forma de pegar no lápis pelos outros , a partir de à alguns meses escrevo de uma forma e a minha mãe disse-me que em pequena eu pegava dessa forma , Eu gostaria de saber como pegar no lápis e se pegar no lápis influência a forma de ser da pessoa ?

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